O número de vagas do edital não é uma estimativa de intenções. Ele é o resultado final de uma sequência de atos administrativos que a Administração foi obrigada a praticar antes de publicar qualquer linha do certame.
Essa é a parte da história que quase nunca aparece na conversa, e é justamente a mais útil para o candidato aprovado que ouve, dois anos depois, que “não há orçamento para nomear”.
Porque se não houvesse, aquele número não poderia ter sido publicado.
Nesta análise, o advogado Bruno Roger Ribeiro, sócio do escritório Mattozo & Ribeiro, explica por que o quantitativo de vagas publicado no edital vincula a Administração e quais são as hipóteses excepcionalíssimas que afastam esse dever. Você também pode assistir à análise completa em nosso canal oficial no YouTube.
O que acontece antes de o edital sair
Como explica o Dr. Bruno Roger Ribeiro na análise acima, até chegar à divulgação do edital existem vários estudos exigidos. Não é o gestor que acorda e decide fazer um concurso: há estudo de viabilidade orçamentária, muitas vezes com empresa contratada para isso, antes de se fixarem as regras e o quantitativo de vagas.
A consequência é a que interessa: quando o edital sai com determinado número de vagas, é porque já há disponibilidade orçamentária para a contratação daquele número de pessoal. O quantitativo não antecede o estudo. Ele decorre dele.
A lei que obriga esse estudo, e o documento que ele gera
Esse encadeamento não é praxe administrativa: é exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, e ela produz papel.
O artigo 16 da Lei Complementar nº 101/2000 determina que a criação, expansão ou aperfeiçoamento de ação governamental que acarrete aumento de despesa seja acompanhada de dois documentos:
- a estimativa do impacto orçamentário e financeiro no exercício em que a despesa entra em vigor e nos dois seguintes;
- a declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual.
E o artigo 17 trata da despesa obrigatória de caráter continuado, aquela derivada de lei ou ato administrativo normativo que fixe a obrigação de execução por período superior a dois exercícios. Os atos que criam ou aumentam esse tipo de despesa precisam ser instruídos com a estimativa de impacto e demonstrar a origem dos recursos para o custeio.
Guarde esses dois nomes, porque eles são a peça central deste texto: estimativa de impacto e declaração do ordenador da despesa. São documentos administrativos, datados, assinados e, em regra, acessíveis.
Por que o número de vagas do edital vincula a Administração
Com esse cenário montado, a conclusão jurídica fica quase aritmética.
A Administração estudou, estimou o impacto, declarou a adequação orçamentária e, só então, publicou um edital dizendo quantas pessoas pretendia contratar. Esse quantitativo vincula: ela tem o dever de nomear os aprovados dentro do número de vagas durante a validade do concurso.
É a primeira das três hipóteses firmadas pelo Supremo Tribunal Federal em repercussão geral para o surgimento do direito subjetivo à nomeação, ao lado da preterição por inobservância da ordem de classificação e do surgimento de novas vagas com preterição arbitrária.
A diferença prática entre a primeira hipótese e as outras duas é enorme. Nas outras, o candidato precisa demonstrar a preterição. Nesta, ele precisa apenas demonstrar que está dentro do número de vagas: o resto é ônus da Administração, que terá de justificar por que não cumpriu o que ela própria calculou.

As exceções existem, e são excepcionalíssimas
Seria incorreto apresentar esse dever como absoluto. O próprio STF reconheceu situações em que a Administração pode deixar de nomear, mas as condicionou de um modo que raramente se verifica na prática.
São quatro requisitos, e eles precisam estar presentes ao mesmo tempo:
- Superveniência: os fatos têm que ser posteriores à publicação do edital.
- Imprevisibilidade: têm que ser circunstâncias extraordinárias, imprevisíveis à época da publicação.
- Gravidade: têm que ser eventos extremamente graves, que impliquem onerosidade excessiva, dificuldade ou mesmo impossibilidade de cumprimento efetivo das regras do edital.
- Necessidade: a medida tem que ser extremamente necessária, inexistindo outros meios menos gravosos.
Repare no que essa construção faz com o argumento genérico. Alegar “crise” ou “contenção de despesas” não preenche nenhum dos quatro. Preencher os quatro exige demonstração documental de um fato posterior, imprevisível, grave e sem alternativa.
O problema do argumento orçamentário tardio
É aqui que a cronologia se volta contra a Administração.
Se, quatro anos atrás, havia disponibilidade orçamentária comprovada por estudo, e hoje não há mais, alguma coisa aconteceu no meio do caminho. E essa coisa precisa ser demonstrada: a superação do limite prudencial, a violação de regra da Lei de Responsabilidade Fiscal, uma crise que impactou a arrecadação do município, uma situação de calamidade.
Nada disso se presume. Tudo isso se prova com documento contábil, e documento contábil é público.
O ponto que inverte o jogo é simples de enunciar: quem alega a exceção tem o ônus de demonstrá-la. A regra já está provada, e foi a própria Administração quem a provou quando publicou o edital.
Os documentos que materializam essa tese
Essa discussão parece abstrata até o momento em que se transforma em pedido de documentos. Aí ela fica muito concreta.
1. A estimativa de impacto orçamentário e financeiro
Documento exigido pelo artigo 16 da LRF, anterior ao edital. Ele contém, em números, o custo projetado da contratação para o exercício e os dois seguintes. É a prova de que a despesa foi calculada.
2. A declaração do ordenador da despesa
Também exigida pelo artigo 16, é a declaração formal de que o aumento tem adequação orçamentária e financeira com a lei orçamentária anual. Assinada, datada e atribuível a uma autoridade.
3. Os relatórios de gestão fiscal do período
Publicados periodicamente, mostram a despesa com pessoal em relação aos limites legais. São eles que confirmam ou desmentem a alegação de que o órgão ultrapassou o limite prudencial.
4. O edital e o resultado homologado
O quantitativo publicado e a sua posição exata na lista. É o que fecha o enquadramento na primeira hipótese do Tema 784.
Boa parte desse material é pública ou obtenível por requerimento administrativo gratuito. O caminho completo, com prazos e recursos, está no texto sobre a Lei de Acesso à Informação indicado acima.
O erro de aceitar a resposta genérica
A negativa que o candidato costuma receber tem quase sempre a mesma forma: uma linha dizendo que a nomeação está condicionada à conveniência e à disponibilidade orçamentária.
Essa frase não é uma justificativa, é uma fórmula. Ela não indica fato superveniente, não aponta imprevisibilidade, não demonstra gravidade e não comprova inexistência de meio menos gravoso.
A resposta útil a ela também é documental: requerer a estimativa de impacto que embasou o edital, a declaração do ordenador da despesa e os relatórios de gestão fiscal do período. Diante desses três, a fórmula genérica ou se confirma com números, ou se desfaz.
Dentro das vagas e cadastro de reserva não são a mesma conversa
Vale separar as duas situações, porque a confusão entre elas gera expectativa equivocada nos dois sentidos.
Quem está dentro do número de vagas se apoia na primeira hipótese do Tema 784 e discute o descumprimento de um dever já calculado pela Administração. A prova principal é o próprio edital.
Quem está no cadastro de reserva tem, em regra, mera expectativa de direito, e precisa demonstrar preterição arbitrária e imotivada, com comportamento tácito ou expresso que revele a inequívoca necessidade de contratação.
São posições jurídicas diferentes, com ônus probatórios diferentes. Quem está na primeira tem um caminho bem mais curto, e costuma não saber disso.
O que isso muda no seu caso
Se você foi aprovado dentro do número de vagas, o concurso ainda é válido e a nomeação não veio, a pergunta a fazer não é se você tem direito. É qual fato superveniente, imprevisível e grave a Administração pretende apresentar.
E, antes de aceitar a resposta, vale ter em mãos os documentos que ela mesma produziu antes de publicar o edital. Foi ela quem afirmou, por escrito e com números, que a despesa cabia no orçamento.

Conclusão
O número de vagas do edital não caiu do céu nem foi estimado por otimismo. Ele atravessou estudo de viabilidade, estimativa de impacto e declaração de adequação orçamentária antes de virar texto publicado.
É por isso que ele vincula. A Administração pode, em hipóteses excepcionalíssimas, deixar de nomear, mas a excepcionalidade é dela para provar, não do candidato para adivinhar. Até lá, vale o que foi publicado.
Sobre os Especialistas
Este conteúdo foi elaborado pela equipe do escritório Mattozo & Ribeiro Advogados, banca dedicada ao Direito Administrativo e à defesa de candidatos e servidores públicos em todo o país.
Dr. Bruno Roger Ribeiro (OAB/MG 210.205 | OAB/SP 502.092) e Dr. Israel Mattozo (OAB/MG 199.076 | OAB/SP 503.183) atuam em ações de preterição, nomeação e posse em concursos públicos. As análises da equipe são publicadas no canal oficial no YouTube e no Instagram do escritório.
FAQ: Perguntas Frequentes
O número de vagas do edital obriga a Administração a nomear?
Sim, em regra. O quantitativo publicado vincula a Administração, que tem o dever de nomear os aprovados dentro do número de vagas durante a validade do concurso. É a primeira das três hipóteses de direito subjetivo à nomeação firmadas pelo STF em repercussão geral, e a de prova mais simples para o candidato.
Por que o quantitativo do edital vincula?
Porque ele é consequência de atos anteriores obrigatórios. O artigo 16 da Lei Complementar nº 101/2000 exige estimativa do impacto orçamentário e financeiro e declaração do ordenador da despesa de que o aumento tem adequação com a lei orçamentária anual. Publicar o número significa que esses documentos existiram.
Em que situações a Administração pode deixar de nomear?
Apenas em hipóteses excepcionalíssimas, e com quatro requisitos simultâneos reconhecidos pelo STF: superveniência, ou seja, fatos posteriores ao edital; imprevisibilidade à época da publicação; gravidade extrema, com onerosidade excessiva ou impossibilidade de cumprimento; e necessidade, pela inexistência de meios menos gravosos.
Falta de orçamento é justificativa suficiente?
Não, quando alegada de forma genérica. A Administração precisa demonstrar o que mudou depois da publicação do edital: superação do limite prudencial, violação de regra da Lei de Responsabilidade Fiscal, queda de arrecadação ou calamidade. Tudo isso se comprova com documento contábil público, e o ônus de apresentá-lo é de quem alega a exceção.
Quais documentos pedir ao órgão?
A estimativa de impacto orçamentário e financeiro e a declaração do ordenador da despesa que embasaram o edital, previstas no artigo 16 da LRF, além dos relatórios de gestão fiscal do período e do resultado homologado com a sua classificação. Esse conjunto confronta diretamente a alegação de falta de recursos.
Vale a pena pedir esses documentos antes de entrar com ação?
Costuma valer. O requerimento administrativo é gratuito, não depende de advogado e produz uma resposta oficial. Se o órgão fornecer, você tem a prova. Se negar sem fundamentar, a negativa documentada também se torna elemento favorável ao seu caso.
Quem está no cadastro de reserva tem o mesmo direito?
Não tem a mesma posição. Quem está no cadastro de reserva possui, em regra, mera expectativa de direito, e precisa demonstrar preterição arbitrária e imotivada por comportamento que revele a inequívoca necessidade de contratação. Quem está dentro das vagas se apoia diretamente na primeira hipótese do Tema 784.
Até quando posso discutir a nomeação?
A referência prática é a validade do concurso, incluída eventual prorrogação. Enquanto o certame está válido, a discussão sobre o dever de nomear tem a sua moldura jurídica mais favorável. Encerrado o prazo, a tese fica mais difícil e passa a depender de construções sobre fatos ocorridos durante a validade.
Fontes e Leitura Complementar
- Lei Complementar nº 101/2000, arts. 16, 17 e 22 (estimativa de impacto, declaração do ordenador da despesa e limite prudencial)
- Constituição Federal de 1988, art. 37, caput e inciso II (princípios da Administração e investidura por concurso público)
- Supremo Tribunal Federal, RE 598.099 e RE 837.311 (direito subjetivo à nomeação e hipóteses de exceção)
- Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação)
- Brasil 37: conteúdo institucional e informativo
- Canal oficial do escritório no YouTube
- Instagram do escritório